Tipos de trocas de destinatários
O sistema oferece diversas opções para que os usuários possam compartilhar tarefas entre si ou indicar que estarão ausentes, permitindo que outras pessoas assumam suas responsabilidades.
A seguir, serão descritas diversas maneiras de disponibilizar as funcionalidades:
1) O destinatário da tarefa definir que uma tarefa em um processo será alterada para outra pessoa. Essa funcionalidade é liberada no cadastro da tarefa dentro da aba permissões no tópico "Troca de destinatário". As tarefas que tiverem essa liberação apresentarão um botão no canto superior da execução da tarefa.
IMPORTANTE:
Essa regra é válida somente na execução do processo e da tarefa que o botão foi utilizado, não afeta outras tarefas e processos.
Gera um ocorrência para registro do motivo da troca sendo visível no relatório do processo.
2) É possível definir regras para definir que uma determinada tarefa em um processo seja desempenhada por outra pessoa. Essa funcionalidade é liberada no cadastro da tarefa dentro da aba permissões no tópico "Criar regra de troca". As tarefas que tiverem essa liberação apresentarão um botão no canto superior da execução da tarefa.
IMPORTANTE:
Essa regra afeta todas as novas tarefas do tipo de processo.
Afetam somente as novas tarefas, não tem efeito retroativo ou nas tarefas já existentes.
Ex: Se no processo de "Solicitação de auxílio" a tarefa "Aprovar solicitação" tiver uma regra de troca, todas as tarefas de aprovação do processo de solicitação de auxílio passarão a obedecer a regra.
Não gera ocorrência e fica visível na impressão do relatório.
3) Quando a pessoa necessita se ausentar pode utilizar a página: Ausência (192), nela é possível definir o período, quem ficará responsável e dar instruções de como proceder.
IMPORTANTE:
Essa regra afeta todas as tarefas independente do processo, não gera ocorrência e fica visível na impressão o relatório.
4) Alteração de uma pessoa em uma tarefa ou alteração da data de necessidade de uma tarefa em um processo em execução. Essa regra é definida na Lane (piscina do processo) onde é definido quem pode efetuar essa alteração. Essa alteração é feita no detalhamento do processo através do botão:
Essa opção é bastante utilizada para tarefas em que o destinatário é selecionado para execução em um plano de ação. Onde quem monta o plano de ação define participante e prazo e posteriormente necessita alterar essa definição.
IMPORTANTE:
As alterações realizadas com essa configuração solicitam ocorrência para serem efetuadas e geram registro no relatório do processo para acompanhamento.
Telas disponíveis para o administrador do sistema:
1) Página: Agendar ausência (190) ela é similar a página Ausência (192), permite que o administrador altere os registro realizados e pesquise as linhas incluídas para vários usuários simultaneamente.
2) Página: Regras de redirecionamento de tarefas (378), permite manutenção nas regras criadas no item 2 acima e criar novas regras.
3) Página: Troca destinatário (Correção) (110), página para correção de destinação errada de tarefas.
4) Página: Trocar o destinatário para as novas tarefas (364), útil para os casos de destinação fixa para uma pessoa e há necessidade de trocar essa regra. Afeta somente as novas tarefas destinadas.
5) Página: Redistribuição de tarefas (345), pode ser utilizada para redistribuição de carga ou substituição de uma pessoa por outra nas tarefas já existentes.